maio 09, 2011

EFEITO BORBOLETA...









  •  O efeito borboleta faz parte da teoria do caos a qual encontra aplicações em qualquer área das ciências: exactas  (Engenharia, física,etc), médicas (medicina, veterinária, etc), biológicas (biologia, zoologia,botânica,etc) , humanas (psicologia,sociologia,etc) na arte ou religião, entre outras aplicações, seja em áreas convencionais e não convencionais. Assim, o Efeito Borboleta encontra também espaço em qualquer sistema natural, ou seja, em qualquer sistema que seja dinâmico, complexo e adaptativo.
  • Segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.
  • Edward Lorenz  (quase por acaso),quando estava a trabalhar com previsões meteorológicas, verificou a influência ocasionada em sistemas dinâmicos quando são feitas alterações muito pequenas nos dados iniciais inseridos em computadores numéricos programados para fazerem cálculos em série.
  • O que acontece numa interpretação alegórica do fato,é que quando movimentos caóticos são analisados através de gráficos, sua representação passa de aleatória para padronizada depois de uma série de marcações onde o gráfico depois de analisado passa a ter o formato de " borboleta"
 Num País endividado( quase na bancarrota), com eleições à porta e com uma campanha eleitoral de bota abaixo, em que cada comentário gera uma reacção de contra ataque , parece-me o tal efeito "borboleta", esperemos que não seja o princípio da teoria do caos.