maio 01, 2011

APELO À MATERNIDADE...


  • A opção tardia pela maternidade está ligada ao adiamento do casamento,os jovens saem de casa cada vez mais tarde, adiando o casamento e a maternidade para lá da barreira dos 30, à espera de uma estabilidade profissional e económica que tarda. O calendário biológico não perdoa e o tempo para ter filhos vai ficando mais curto.
  • Mas o conceito de família também mudou.  O grau de exigência das condições de educação dos filhos aumentou e os pais preferem ter só um e proporcionar-lhe uma vida melhor.
  •  A escolaridade crescente das mulheres portuguesas trouxe aspirações legítimas no domínio do trabalho que nem sempre são fáceis de conciliar com a maternidade. Hoje, espera-se que a mulher tenha o mesmo desempenho profissional que o homem, e uma carreira de sucesso faz parte dos seus objectivos, tanto quanto ter uma família .
  • A desadequação dos horários de trabalho dos pais com os das creches e jardins-de-infância é outra das falhas apontadas, assim como a falta de políticas de reintegração das mães no mercado de trabalho depois de ficarem em casa a tomar conta dos filhos por um período alargado.
 Fui mãe muito cedo, aos 24 anos já tinha 3 filhos, fiquei completamente rendida ao meu grande papel...Feliz dia da Mãe...