A Matilde finalmente nasceu no dia 27 de Dezembro às 11.45h ,com 48cm e 2.660kg.É linda, linda de morrer não é por ser minha neta, juro.
Recebi muitas mensagens de natal mas algumas adorei:
-"já pedi ao Pai Natal o meu presente...um bom amigo que fique para sempre! Portanto, se um tipo gordo, de vermelho te tentar embrulhar, por favor colabora"
-"Só um coração aberto recebe AMOR, só uma mente aberta recebe SABEDORIA, só uma pessoa especial recebe mensagens minhas, feliz natal "
-" A amizade não obedece a uma presença constante...mas,exige uma constante lembrança... por isso lembrei-me das pessoas que realmente gosto"
-A maior prenda que se pode dar e receber pelo Natal é a amizade...Longe ou perto, na multidão ou no silêncio ela permanece o ano todo
Época única de sonho e magia, tão importante na construção do nosso imaginário, a grande festa da família já se anuncia nas montras da cidade, nas iluminações, nos enfeites.
As cartas ao Pai Natal começam a ser desenhadas.
É o tempo de construir laços, de dar mais do que receber e de nos lembrarmos que, mais do que uma longa lista de presentes a "despachar", estes devem ser encarados como sinal de carinho, de "gosto de ti".
São os valores da tradição, da paz e do amor pelo outro que é preciso transmitir aos mais novos.
Porque é da celebração do nascimento do menino jesus que verdadeiramente se trata.
A origem não se sabe ao certo, há quem considere a cabaça original da Ásia e África.
Porém quando os Portugueses chegaram ao Brasil, os índios daqui já utilizavam a polpa da cabaça para comer e a casca depois de tratada para transportar água, tintas e sementes.Um trecho de Pêro Vaz de Caminha a El Rei D. Manuel menciona que os indígenas carregavam água nas cabaças. Cada tribo desenhava traços específicos, representando sua etnia e transformava as cabaças em bolsas, chocalhos e até brinquedos para as crianças.
Presente na vida quotidiana do Brasil, foi assimilada pelos colonizadores Portugueses. desde o recipiente ao instrumento musical (instrumento de percussão).
Com a introdução do plástico a cabaça deixou de ser utilizada como recipiente e passou a ser aproveitada para as mais diversas utilidades da música à decoração, passando por utensílios domésticos, vários artistas escolhem as cabaças como matéria prima para artesanato .
- Um banho quente...
- Um olhar especial...
- Receber cartas ou e-mails...
- Escutar a música preferida...
- Um banho de espuma...
- Uma boa conversa...
- A praia...
- Bons sonhos...
- viajar...
- Dançar...
- Beijar...
- Abraçar a pessoa que amamos...
- Ver o sol nascer...
- Passar tempo com os amigos...
- Rir muito até doer, rir de você mesmo, sem razão aparente...
- Descobrir que o amor é eterno e incondicional...
- O pôr do sol...
- Levantar todos os dias e agradeçer por outro dia lindo...
Sorria e aproveite as coisas boas da vida
- A felicidade é o destino lógico de uma vida correctamente entendida. Se não a temos, devemos perguntar o que é que nos afasta dela e pôr-nos a caminho para o conseguir sem lamentos inúteis...
- Um dos hábitos positivos para uma vida feliz é fazer diariamente uma actividade que nos faça sentir bem...
- Por exemplo pintar uma cabaça...
Exposição de pintura no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da foz de 26 de setembro a 11 de Outubro
“Se não há instinto, capacidades ou talentos herdados, o indivíduo adulto será o produto do condicionamento do comportamento durante a infância”.
A exposição insere-se num tema de três gerações na pintura, aonde neta, mãe e avó, pretendem mostrar em simultâneo aquilo que mais gostam de fazer. Em comum herdaram da mãe o talento para a pintura. O traço é a “Pintura Integrada ” é uma exposição em que as três tentam conjugar a sua pintura com a de outra geração.
acrílico sobre tela caixa 76x95cm
" Três gerações" Neta,mãe e avó pintam em simultâneo na mesma tela integrando a sua pintura. acrílico sobre tela 100x120cm
"Marioneta da vida"
Marionetas são seres inanimados que ganham vida com manipulação.Todos nós seguimos o que nos é imposto pela vida...
acrílico sobre tela 100x120cm
Vestida por Wassily Kandinsky (fundador da pintura abstracta), as figuras parecem evocar animais, que remetem para o mundo dos brinquedos.
Acrílico sobre tela 60x100cm
Vestida por Piet Mondrian (pintura marcada pelo cubismo), numa composição com vermelho,amarelo e a azul.
Acrílico sobre tela 60x100cm
Vestida por Henri Matisse (mestre da cor) num padrão infantil ."Devemos saber preservar a frescura e a inocência que uma criança possui quando entra em contacto com uma coisa.Temos de permanecer criança a vida inteira e ao mesmo tempo, um homem que capta a sua energia das coisas do mundo "
Acrílico sobre tela 60x100cm