março 12, 2011

TÃO PERTO E TÃO LONGE...


  • O MUNDO cada vez mais conectado e as suas infinitas possibilidades de contacto social deixam cada vez mais claro o contraste entre a aproximação e a distância entre as pessoas.Parece que nos divertimos mais com o Facebook do que com a interacção com as pessoas, até aquelas que esses fascinantes sites de relacionamento possibilitam.
  •  Ter centenas de contactos via Facebook ou milhares de seguidores no Twitter é aliciante. Mexe com a vaidade de ser retribuído, ter uma mensagem apreciada, enfim, ser uma celebridade do mundo virtual.
  • Acontece que, ao mesmo tempo em que agregamos gente ao nosso relacionamento, por meio dos cabos de fibra óptica da banda larga, nos distanciamos bastante de quem está bem mais perto, ao nosso lado, no quotidiano. A situação já existia com a popularização dos telemóveis – antigos vilões.  Cada vez mais,são introduzidas novas tecnologias, temos também os "smartphones blackberry", skype e muitos outros. 
  • Basta observar as mesa dos bares e restaurantes, cheias de brinquedos de tecnologia misturados com copos, talheres e pratos. A conversa até pode ser divertida, mas há sempre um espaço para actualizar basicamente a rede social dos nossos passos com fotos a informar dos nossos passos naquele exacto momento.
  • Sabemos de tudo o tempo todo. As esquinas do mundo estão bem ali, ao alcance de um toque na tela. Por outro lado, o horizonte, as planícies, o movimento ao redor desapareceram da nossa percepção. Nossos olhos estão cada vez mais destreinados, em olhar para além do LCD ou  do computador.
O mundo digital, o admirável mundo novo"