outubro 05, 2010

D. AMÉLIA...

  • A Implantação da República Portuguesa, foi o resultado de um golpe de estado organizado pelo partido Republicano Português, que no dia 5 de Outubro de 1910, destituiu a monarquia convencional e implantou um regime republicano em Portugal. Faz precisamente hoje 100 anos
  •  D. Maria Amélia Luisa Helena de Orleães ( última Rainha de Portugal), defrontou-se com o assassinato de seu marido o Rei D.Carlos I e de seu filho mais velho D. Luís Filipe a 1 de fevereiro de 1908.
  • Amélia é um nome gótico de origem Francês , que significa trabalhadora, activa, sofredora, cúmplice. É uma pessoa que está sempre pronta a se aventurar, muito cheia de energia, possui uma personalidade activa e decidida. Não vê graça numa vida sem desafios. E por ser um líder por natureza, atrai as outras pessoas com o seu entusiasmo.( o que se pesquisa na net! )
  • Não sou Rainha (só se for do meu Lar),  mas tenho o mesmo nome. Chamam-me ás vezes Maria, outras Maria Amélia, só Amélia, D. Amélia, Sra D.Amélia.  Familiares e alguns amigos me chamam de Melita que foi o apelido carinhoso que me deu minha Mãe. Dado a minha profissão também me chamam Sra Enfermeira, ás vezes Doutora. No agregado familiar, o meu mais que tudo me chama ás vezes  de Mel  e..., os filhos de Mamã ,os netos de Vó , a Matilde com 3 anos chama-me Vó Mélia , já o guilherme com 2 é a Vó Mé. Escolhi  assinar os meus trabalhos de Melita.