março 22, 2017

A UTOPIA DO ESPELHO...



  • Acredito que entre as utopias e as heterotopias, existe uma experiência mediana que é o espelho...
  • O espelho, afinal, é uma utopia, pois é um lugar sem lugar...no espelho, eu me vejo lá onde não estou...uma espécie de sombra que me dá a mim mesmo minha própria visibilidade, que me permite olhar para lá e onde no fundo estou ausente...
  • Mas o espelho também funciona como uma heterotopia no sentido que ele torna esse lugar que ocupo, no momento em que me olho no espelho ao mesmo tempo e é absolutamente real...
  • O espelho é uma heterotopia de ilusão por unir a realidade com a não-realidade...
  • Livros de história são heterotopias temporais pois unem o presente com passado...
O progresso não é senão a realização das utopias. Oscar Wilde